• Modalidades
  • Modalidades
  • Modalidades
Home - Historial

O Tempo

Norte °C
Centro °C
Sul °C
  12.12.2017
Historial PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva (ARBPD), é uma instituição sem fins lucrativos que promove e divulga a prática da pesca desportiva de competição nos Distritos de Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Foi criada em 2 de Fevereiro de 1983. Até à época desportiva do ano de 1999 apenas praticou a pesca de rio, tendo nesse ano 19 Clubes inscritos.

A partir do ano 2000 passou a ter no seu seio Clubes e atletas que concorrem às disciplinas de pesca em água doce (rios e albufeiras) e mar de costa, nos seus vários escalões, desde juvenis a veteranos, individual e colectivamente. Os actuais Estatutos foram aprovados em 25 de Setembro de 1999, e publicados no D. R. de 2 de Março de 2000. O Logótipo (emblema) actual data de 31 de Agosto de 2001.

Organiza sob a égide da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva FPPD os campeonatos nacionais quando as provas são na sua área de jurisdição e organiza os campeonatos regionais nas diversas disciplinas de Rio e Mar,   promovendo provas de formação e divulgação da modalidade em Coimbra, Montemor-o-Velho, Soure, Vila Nova de Anos, Monte Real e Penacova.

Desde o ano de 2000 que organiza a Gala da Pesca Desportiva das Beiras onde entrega os prémios de cada época desportiva e homenageia clubes, atletas, instituições e personalidade que mais se distinguiram nos resultados da modalidade ou no apoio ao seu desenvolvimento.

Em parceria com a Região de Turismo do Centro e Câmaras Municipais, foi coorganizadora de provas da modalidade, nas disciplinas de truta e achigã, integradas no programa “Pesca é no Centro”, em 2000 e 2001. Organizou os I e II Congressos Nacionais da Pesca Desportiva, respectivamente, em 1999, em Coimbra, e em 2000, na Figueira da Foz.

Entre outros, foi entidade organizadora dos Campeonatos do Mundo: de Nações em 1987 e 2002, no Rio Mondego, em Coimbra; de Senhoras em 1997, no Rio Mondego, em Penacova; de Deficientes em 2001, no Rio Mondego, em Coimbra; da 1ª. Taça do Mundo de Pesca do Achigã Embarcada em 2003, na albufeira do Cabril, em Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Sertã. Organizou o encontro Portugal – Bélgica, em 2002, no Rio Mondego, em Coimbra. Já passaram pelos seus quadros competitivos, ao longo destes 22 anos de existência, 71 Clubes. É a 4ª Associação mais representativa no seio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, das 12 filiadas.

 

Utilizadores

Temos 10 visitantes em linha

Autenticação